- Paz no mundo

Este texto me foi enviado já há algum tempo por um querido amigo, Miguel, e de tão forte e contundente, acabou por se tornar seu "slogan": A paz no mundo começa em mim.


"A paz no mundo começa dentro de mim, quando me aceito, de corpo e alma, e reconheço meus defeitos, com paciênca e coragem.
Em vez de me fragmentar em mil pedaços, eu me coloco inteiro no que penso, sinto e faço.
Passageiro no tempo e no espaço, sem nada que possa levar e que me possa prender, sem medo de errar e com muita vontade de aprender.
A paz no mundo começa entre nós, quando eu aceito e teu modo de ser sem me opôr ou resistir e reconheço tuas virtudes sem te invejar ou me retrair. E faço das nossas diferenças, a base de nossa convivência.
E, em lugar de te dividir em mil pedaços, consigo ver-te inteiro, nú, real, sem nenhuma maquiagem, como companheiro da mesma viagem no processo de aprendizado que é ser gente.
A paz no mundo começa quando as palavras se calam, os gestos se multiplicam, quando se reprime a vergonha (que nada mais é do que orgulho) e se expressa a ternura, quando se repudia a doença e se enaltece a cura, quando se combate a normalidade que virou loucura e se estimula o desejo de melhorar, de construir uma outra sociedade, com base numa outra relação, em que amar é a regra e não mais a exceção!"
(autor desconhecido)
"As guerras nascem no espírito dos homens, logo,
é no espírito dos homens que devem ser erguidos os baluartes da paz." - UNESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário